Páginas

domingo, 18 de abril de 2010

Adolescência e a relação com a família (Hiago e Nicolas)


Por que a maioria dos adolescentes tem grandes problemas na relação com sua família? Achamos que não é tão difícil de adivinhar pois os adolescentes, pelo menos a grande maioria, acham que não precisam da ajuda de sua família e que podem fazer tudo sozinho e do seu jeito, querem ser donos do mundo sem ter o menor conhecimento de si próprio.
Muitas vezes os adolescentes com esse tipo de atitude provocam conflitos e criam uma relação não tão agradável com sua família. Quando um membro da familia lhe oferece ajuda e tenta dar conselhos o adolescente recusa, e se a pessoa falar muito ele ainda acaba se revoltando e começa a ter um comportamento agressivo, como chutar tudo o que tem pela frente, começa a falar coisas que não deve, xingar, mas depois de um tempo ele vai para o seu canto e começa a chorar arrependido do que fez. Claro que tem uns que fazem as coisas e erradas e depois não estão nem aí. Os pais, por sua vez, estão cada vez mais preocupados a respeito do futuro de seus filhos senod que hoje em dia a família não se sente autosuficiente para administrar a educação de seus filhos e é comum que busquem ajuda em programas de TV, no ciclo social, e principalmente, encarem a escola como uma parceria na formação dos filhos em todos os aspectos sociais e educacionais.
Enfim, apesar da maioria dos adolescentes serem assim, eles também tem seu lado bom, de vez em quando tem uma conversa franca e sincera com sua família, fala sobre coisas boas e ruins, sua forma de querer aprender mais sobre o mundo e é apenas uma questão de tempo para perceberem que estão errado sobre certas coisas, e que tem que evoluírem no seu diálogo com a família.

Um comentário: