Páginas

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Como ler um texto?

1- Concentre-se: parece óbvio, mas sem concentração, não há retenção do conteúdo. E concentração exige persistência. Não importa a língua...


2- Esteja em um ambiente propício e estimulante à leitura: se escutar MP3 ou assistir televisão desviam sua atenção, procure se afastar destes aparelhos.


3- Comece com uma leitura superficial, seguindo de uma leitura mais aprofundada: é interessante conhecer o conteúdo geral de um texto antes de esmiuçá-lo. Dar uma passada rápida no título, imagens e tópicos principais, facilita na hora de interpretá-lo.


4- Traduza as palavras que você não entende: um texto só é compreendido na medida em que o vocabulário é conhecido. Portanto, mantenha um dicionário bem pertinho de você.


5- Sublinhe as idéias principais: marcar as idéias centrais de um texto ajudam a fixar o conteúdo e organizar as idéias. Assim, tenha em vista um lápis ou marca-texto. Se o texto não for seu, transcreva o trecho em outro local.


6- Faça anotações: talvez esta seja a dica menos popular. Ao fazer anotações com suas próprias palavras, as idéias do texto permanecem na memória durante muito tempo, melhorando a escrita, a criatividade e a capacidade de resumir.

Paragrafação

Observamos que todo texto é constituído de idéias. Se desejarmos organizá-las com clareza, é necessário que tenhamos capacidade de desenvolvê-las em parágrafos.
Um parágrafo pode constituir-se de um ou mais períodos, em que se desenvolve uma idéia central (tópico frasal), à qual, geralmente se unem idéias secundárias (explicação ou argumentação) que se ligam por um único sentido, finalmente uma breve conclusão sobre as observações apresentadas.

1. Características de um parágrafo

Todo parágrafo deve apresentar:
- correção gramatical;
- clareza (exposição clara das idéias);
- unidade (uma única idéia central);
- coerência (relação entre a idéia central e as secundárias);
- coesão (entrelaçamento significativo entre declarações e sentenças seqüenciais).

2. Como apresentar o tópico frasal

a) Declaração (afirmativa ou negativa)
Nenhuma comunidade lingüistica fala sua língua uniformemente.
Todo jovem precisa dospais para se sentir seguro.
b) Pergunta
Qual o principal problema que enfrentam os adolescentes recém-formados?
c) Definição
A Constituição Federal diz no artigo V, que todos os cidadãos são iguais perante a lei.
d) Divisão
Há duas disciplinas fundamentais para o desenvolvimento da essência humana. A Literatura e a Matemática.
e) Referência a provérbios, cenas e fatos conhecidos.
Thomas Édison, inventor da lâmpada, não pensou que sua simples invenção proporcionaria maravilhas à humanidade.

3. Como desenvolver o Tópico Frasal

a) Enumeração de pormenores
Nenhuma comunidade lingüística fala sua Língua uniformemente. Haverá sempre variações lingüísticas relacionadas à idade dos falantes, à região que ocupam dentro da comunidade e às classes sociais que representam.
b) Confronto - Uso de pontos comuns (semelhança) ou divergentes (diferentes) entre eles.
Os jovens precisam dos pais para se sentir seguros. Apesar de alguns negarem o apoio paterno, pois acreditam que já sabem tudo do mundo; outros se guiam nas idéias e atitudes dos pais para tomar as principais atitudes da vida.
c) Causa e efeito
Atualmente as inversões térmicas foram incluídas no rol dos fenômenos naturais considerados prejudiciais ao homem. Isso se deve ao fato de que esse fenômeno tem sido, freqüentemente acusado de respon

Apresentação


Este blog foi criado pelo Professor Jeferson, de Língua Portuguesa, da EMEF Candido Portinari.
A criação deste blog tem por objetivo disponibilizar na rede o trabalho dos alunos dos 8º anos A e B, do período da Tarde sobre o texto dissertativo.
O tema de nosso projeto foi a Adolescência e o trabalho foi desenvolvido da seguinte forma:

1º momento: Pesquisa de textos em revistas e jornais que tratava da Adolescência;
2º momento: Leitura em grupo e exposição oral dos trabalhos discutidos;
3º momento: Paragrafação;
4º momento: Discussão do texto "A dor de Crescer" de Helena Mirtes . Localização, neste texto, dos fundamentos da paragrafação;
5º momento: Leitura do texto: "Adolescência", de Pamela F. Nogueira. Atividade de Sondagem sobre o que é um texto dissertativo;
6º momento: Dissertação e suas carasterísticas;
7º momento: Analise do texto: "Gravidez na Adolescencia: Um descuido que causa uma vida." Jeferson D Silva;
8º momento: Discussão com o texto "Com que corpo eu vou" de Maria Rita Kehl
9º momento: Debate com resportagens em revistas juvenis e Produção Coletiva
10º momento: Produção de um texto dissertativo cujo tema seja Adolescência.

Vou publicar todos os textos trabalhados, inclusive os textos produzidos pelos alunos.